Por Vitória de Santi
O curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que completou 50 anos em 2012, é dividido entre três habilitações: Jornalismo, Radialismo e Publicidade e Propaganda. Atualmente, possui um corpo discente de mais de 1000 alunos. As habilitações oferecidas se mantêm em constante adequação e atualização, atendendo às transformações diárias ocorridas no mundo da comunicação.
Pode-se definir o papel do comunicador como sendo a “apuração, interpretação, registro e divulgação dos fatos de interesse da sociedade”, de acordo com o projeto pedagógico do curso. As técnicas e métodos utilizados para a realização desse papel são difundidos no curso de Comunicação Social, nas habilitações de Jornalismo e Radialismo, sendo os campos de atuação de cada uma destas diferentes.
Esse papel varia ao se tratar de Publicidade e Propaganda, que foca, segundo o documento pedagógico, no “desenvolvimento e criação de soluções de comunicação eficazes para atingir os objetivos de negócios, anunciantes e institucionais, utilizando os conhecimentos da comunicação, linguagem, estética e tecnologias”.
No início, o curso de Comunicação Social oferecia formação em Jornalismo, criado na década de 60 e modificado ao longo dos anos. A partir de 2002, o curso se Radialismo surge. Recentemente, em 2009, Publicidade e Propaganda foi introduzida como nova habilitação do curso.
O turno das aulas varia entre tarde e noite, dependendo da habilitação. Quanto a sua duração, as três seguem o mesmo padrão, pois o aluno pode cursar no mínimo 08 períodos e, no máximo, 14, sendo a média 09 períodos, ou seja, 04 anos e meio até a conclusão do curso. A maioria das aulas acontece no Setor II, podendo também haver aulas, em sua maioria práticas, ministradas no Laboratório de Comunicação (LABCOM).
O curso de Comunicação Social possui seu departamento, Departamento de Comunicação Social (DECOM), vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e sua secretaria e coordenação ficam situadas no edifício do CCHLA, também conhecido como “azulão”.
É um curso bem conceituado atualmente e possui destaque em diversos congressos no âmbito regional e nacional. Sua mais recente conquista é a reforma do Laboratório de Comunicação, que contará com novos equipamentos e uma melhor infraestrutura para a produção e desenvolvimento de novos projetos, além de contribuir diretamente no processo de ensino-aprendizado dos alunos.
Comunicação Social na UFRN conquistou espaço no cenário da comunicação de uma forma geral, contribuindo de forma decisiva na formação de profissionais comprometidos e competentes com a sua profissão diante da sociedade.
0 comentários:
Postar um comentário