A webTV representa o momento em que a televisão e a internet se uniram em prol da da interatividade com o espectador
Por Natália Noro
Em remotos 2002, a televisão revolucionava o mercado
com seus avanços. Nesse ano, foi possível obter as primeiras transmissões de
vídeo digital e a redução daquele tubo para um aparelho de plasma.
Enquanto isso, a internet ainda era uma inovação
remota que precisava utilizar uma linha telefônica para discar com o modem e
obter conexão. Mesmo com apenas cerca de 9% da população tendo acesso a esse
meio, que dependia de dezesseis segundos de paciência com o Internet Explorer
para carregar uma página, nasceu a primeira WebTV brasileira.
A AllTV foi criada pelo jornalista Alberto Luchetti
Neto e atualmente é a maior emissora de televisão na internet do mundo,
trazendo o conceito "conteúdo de jornal, agilidade de rádio, imagem de TV
e interatividade de internet".
Desde então, principalmente em 2005 com a chegada do
YouTube, o número de WebTVs vem crescendo e devido ao enorme acesso da
população (hoje, cerca de 48% dos brasileiros utilizam a internet), a tendência
é que os meios comunicativos, sejam impressos ou televisivos, venham a aderir
esse formato alternativo.
Com a possibilidade de programação variada, indo de
telejornais à programas de entretenimento, o público é bastante diversificado e
conta com a grande vantagem de interação que não é possível pela televisão
convencional. Esse diferencial é o grande motor dessa tendência, que permite o
usuário ajudar a construir pautas e opinar sobre temas abordados ao invés de
ser um mero espectador. E tudo isso sem sair de casa.
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