Um ensino expressivo

A educomunicação  é ferramenta alternativa para a aprendizagem de uma comunicação crítica

                                                                                     Por Anderson Maciel

             A Educomunicação, como o próprio nome sugere, é a junção entre educação e comunicação. Ela apoia professores e alunos no suporte ao fluxo qualitativo comunicativo. As instituições de ensino, portanto, trabalham com a mídia, promovendo a habilidade de cada aluno a se expressar em comunidades educativas e introduzindo uma especialização no controle das tecnologias da informação.

             Isso ocorre de modo a garantir a liberdade de expressão para os membros de tais comunidades; é a educação convertida em um senso crítico acumulativo no estudante, fazendo-o pensar e debater sobre os valores que ele segue e/ou divulga, além de comportamentos, pensamentos e ideologias. 

             Os materiais necessários à Educomunicação são os meios comunicativos considerados de massa, mas inseridos no contexto das escolas. Exemplos disso são jornais, vídeos - tanto para a internet quanto para televisão - ou até mesmo fazendo a união deles para criar uma WebTV. Entende-se que inserir tecnologia nas escolas é fundamental para que o projeto em cada uma delas avance e se expanda cada vez mais. Ou seja, busca-se fazer mídia dentro da escola.

0 comentários:

Postar um comentário