Os fantoches criam vida através dos movimentos das mãos dos artistas
"Fala, fala mamulengo
Vai gracejando prá nos divertir
Fala, fala mamulengo
O mundo inteiro necessita sorrir"
Mamulengo, Luiz Gonzaga.
Por Yasmin Farias
O mamulengo, conta-se, é de origem européia. Logo na Idade Média,
quando a Igreja Católica usava marionetes para expandir seus preceitos. Nessa
época, as apresentações com fantoches foram
chamadas de Presépio. No Brasil, foi introduzido
em Pernambuco, ainda no século XVI, chamados de mamulengo. Como surgiu de
inspiração católica, as principais alegorias
eram figuras que representavam, além dos santos e dos reis magos, animais de
estabulo, comuns aos presépios armados durante o Natal.
![]() |
(Foto: http://4.bp.blogspot.com/ Edição de imagem: Andressa Dantas) |
O teatro do bonecos possui vários nomes pelo Brasil:
mamulengo em Pernambuco, babau na Paraíba, Casimiro coco no Ceará, Briguela na
Bahia, João minhoca em São Paulo e Minas Gerais e João redondo no Rio Grande do
Norte. Na representação teatral, em todos os
fantoches há uns panos à frente, atrás dos quais se escondem um ou mais
manipuladores que dão voz e movimento aos bonecos. Suas representações
geralmente eram em praça pública que em geral,
durante os festejos religiosos, apresentando a tamática bílica ou sobre
atualidades.
Na cultura popular nordestina, o mamulengo é práticado desde a época colonial e
retrata o cotidiano do povo que a prática, geralmente situações cômicas e
sátiras.
A origem da expressão mamulengo não é
definida, mas algumas teorias dizem que a palavra deriva de mão molenga, mão
mole pela facilidade que o bonequeiro tem de manipular um ou mais bonecos ao
mesmo tempo. Outra versão é que a palavra venha de Mulungu, madeira da qual são
feitos os bonecos.
0 comentários:
Postar um comentário